Respostas
Resposta: Diferentes ritmos musicais, personagens e danças típicas compõem a festa mexicana
Explicação: As cores, a música e os carros alegóricos são os protagonistas nas festas de carnaval no México, caraterizadas pela diversidade, já que cada estado tem os próprios ritos e personagens tradicionais.
Veracruz é a cidade com a festa mais popular do país. Seu início foi no século XIX, nos tempos do imperador Maximiliano – apesar de alguns historiadores fazerem referência a festejos similares décadas antes -, quando acontecia um baile de máscaras que percorria as ruas da cidade.
O carnaval nesse município litorâneo do leste do país é conhecido como “o mais alegre do mundo” e começa com a “queima do mau humor”, uma paródia interpretada por um grupo de teatro que põe fogo no “mau humor”, que representa um personagem ou fato atual (por exemplo, o muro na fronteira entre o México e Estados Unidos). A festa termina em 14 de fevereiro, assim como em outros lugares do país, com o enterro de Don Juan Carnaval, outra dramatização na qual um texto humorístico é lido.
Já no Estado de Tlaxcala há uma mistura de personagens, como os “charros” – que usam máscaras de madeira e um cartola de plumas -, os “catrines” – uma caraterização crítica à burguesia europeia dos séculos XVII e XVIII – e os “chivarrudos”, que se vestem com pele de cabra. Para a edição de 2018, a festa terá 524 “huehues” (grupos de dança), que protagonizarão desfiles com influência das culturas mesoamericana, árabe e grega, entre outras.