Respostas
O artesanato, além de ser constituído por diversas práticas e artes manuais, funciona também como ferramenta de reintegração e motivação para mulheres que deixaram de encontrar inspiração ao longo da vida, seja devido às perdas, mudanças, traumas sofridos ou até mesmo à idade e a errônea sensação de que não somos mais úteis para a sociedade, de que nossa contribuição não tem mais valor. A partir de uma vocação artística, é possível produzir utilizando sementes, cerâmica, recicláveis como papel e plástico, couro, tecidos, madeira entre outros materiais alternativos.
O artesanato surgiu juntamente com a origem do indivíduo. A necessidade de produzir itens funcionais a partir dos materiais ao nosso alcance sempre existiu, expressando a criatividade do ser humano para produzi-los, transformando este ato em uma forma de trabalho dentro de seu círculo social. Quando o homem aprendeu a polir a pedra, moldar a cerâmica e tecer fibras, assim como quando os índios aprenderam a arte da pintura, a confecção de cestos de palha, vestuário e acessórios repletos de plumas são momentos onde podemos identificar o início da arte artesanal.
O papel das mulheres dentro deste contexto histórico é importantíssimo, principalmente dentro de algumas tribos indígenas. As mulheres aprenderam todas as técnicas de artesanato com os recursos locais vindos da natureza e a elas eram atribuídas as artes, a magia, a medicina (enquanto cura pelas ervas e outros métodos naturais) e a capacidade de procriação. Por conta disto, em tempos onde a sobrevivência de uma tribo era extremamente importante, elas permaneciam reclusas em seus espaços enquanto os homens caçavam, conquistavam novos territórios ou mesmo guerreavam. Apesar deste fato abrir margem para uma interpretação sexista (onde discriminamos a capacidade de uma pessoa de executar algo a partir de seu gênero) é importante ressaltar a diferença de contexto histórico e que mulheres eram valorizadas por serem responsáveis por perpetuar a existência de uma tribo a partir da maternidade (o ato dar à luz em si, amamentar e entender os próprios bebês de maneira instintiva), função que homens não poderiam desempenhar.
Espero ter ajudado !!