retomando o conteúdo relacionado a inconfidência mineira resuma o processo de ascensão de Tiradentes de líder revolucionários a mártir
Respostas
Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Vila de São José Del Rei, onde hoje é a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, no ano de 1746. Possuía diversas profissões: dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar. Era filho Domingos da Silva Santos, proprietário rural, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier, tendo sido o quarto dos sete filhos. É importante ressaltar que com a morte prematura de seus pais, ficou sob a tutela de seu padrinho e acabou se dedicando às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista que é de onde veio sua alcunha: Tiradentes.
Em 1780, se alistou na tropa da Capitania de Minas Gerais e no ano seguinte foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro, tendo uma maior aproximação dos abusos da metrópole no que dizia respeito aos impostos. Anos depois pediu desligamento da carreira militar, pois não havia alcançado promoção na carreira, chegando apenas a alferes. Sendo excelente orador, tendo grande capacidade de organização e liderança, fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite, e inspirado pelas ideias de liberdade das colônias americanas e sua independência. Havia também a influência da queda na receita de Minas Gerais e, mesmo assim, tendo a obrigação de pagar o Quinto e, em seguida, com o estabelecimento da Derrama, outro imposto, afetando a elite. Em março de 1789, os líderes da revolta, incluindo Tiradentes, saíram às ruas de Vila Rica exaltando a República, mas acabaram sendo delatados por Joaquim Silvério dos Reis. Foi o único condenado à forca e executado em 21 de abril de 1792. Essa data atualmente é feriado nacional. Teve seu corpo esquartejado como forma de exemplo.