Pode-se afirmar que o currículo oculto corresponde a tudo que os alunos constroem de conhecimentos na escola, sem estar claramente inserido no planejamento. Podemos definir isso como as atitudes e os valores considerados importantes pelos professores. Sendo assim, o currículo é “oculto” para o aluno. Alguns exemplos são: amizade, solidariedade, união, respeito, cidadania e sinceridade. Qual a importância do currículo oculto no ambiente escolar?
Respostas
Bom, o que é dito nos textos que eu li no Google é que o Currículo Oculto é importante para a formação cognitiva e social do aluno por permitir que se amplie sua capacidade de ver o mundo que o cerca.
Se você colocar essa resposta acima, acho que está ok. Mas eu preciso dizer que eu discordo da forma como falam sobre isso naqueles textos. Da forma como está nesse texto que você passou, fica parecendo algo positivo, porque fala de amizade, solidariedade, união, respeito, cidadania, sinceridade. Só que a descrição dada em todos os outros textos que eu achei ali no Google inclui quaisquer conteúdos do campo político, ou seja, é mais como uma desculpa furada para desobedecer o que a lei obriga. Porque professores (enquanto no exercício de sua profissão) possuem liberdade de cátedra, não liberdade de expressão. Ou seja, o professor não pode se aproveitar da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferencias ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Isso é limitado pelo que está na Constituição. E no fim das contas o Currículo Oculto é traduzido como uma licença para transgredir essa norma, não tem nem como falar sobre importância dele. A importância é ZERO.
O mais bizarro é que tem inclusive um texto que eu vi ali que faz uma crítica pesada contra o Currículo Oculto, mas por motivos totalmente diferentes dos meus. Diz lá que esse currículo ensina o conformismo. Se dissesse isso sobre o currículo formal, eu poderia entender o lado do autor, mas o currículo oculto é praticamente uma licença para tudo, então, se alguma coisa conduzir ao conformismo foi por escolha do professor, o qual precisamente usa isso como uma desculpa furada para transgredir sua limitação (liberdade somente de cátedra e não de expressão).