Respostas
Resposta:
Em resumo, a crise de 1929 se deu graças a superprodução, que não estava preparada para a falta de procura, e acabou com todas as mercadorias encalhadas.
Explicação:
Entre todas as consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, entre outros.
Em 1929 ocorreu a Grande Depressão. A crise aconteceu pois os Estados Unidos estavam vivendo uma excelente fase da economia norte-americana. Após a 1ª Guerra (durante a qual eles ganharam muito com a venda de armas e mantimentos) os países Europeus estavam completamente destruídos, com isso os EUA passaram a emprestar dinheiro e exportar produtos para esses países. Porém, após um tempo, a Europa conseguiu se recuperar do prejuízo da Guerra e parou de importar dos EUA. Mas os norte-americanos continuaram produzindo como se ainda tivessem toda aquela demanda, e isso gerou a superprodução, ou seja, tinha muito produto e pouca gente para comprar. A crise foi agravada com o Crash da bolsa de Nova York, que aconteceu pois as empresas que estavam na bolsa de valores estavam, teoricamente, com muito capital, mas não era bem assim que estava acontecendo, pois na realidade esse dinheiro não existia. Quando essa economia "fictícia" da bolsa se equilibrou com a economia real, ocorreu a quebra da bolsa. Muitos investidores perderam tudo o que tinham e milionários ficaram pobres da noite para o dia.
As consequências foram gravíssimas para todo o mundo, pois como os EUA eram uma potência econômica, eles importavam de diversos países, o que gerava lucro para os países exportadores. Com a Grande Depressão e o Crash da bolsa, os norte-americanos diminuíram muito a atuação econômica em outros países. Sem contar que existia dinheiro público de muitos países investidos na bolsa de Nova York, e com sua queda o prejuízo para os cofres públicos desses países foram enormes.