O que são as “fake news”?
Fake news é um termo novo usado para se referir a notícias fabricadas. Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.
As fake news não são uma novidade na sociedade, mas a escala em que podem ser produzidas e difundidas é que as elevam em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias. Afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?
No geral, não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam fake news, constituindo verdadeiras indústrias que “caçam” cliques a qualquer custo, utilizando-se de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peças-chave dessa difusão.
Infelizmente, é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das fake news. Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.
Texto adaptado. Disponível em: Acesso em 09 fev. 2018.
De acordo com Travaglia (2007 apud Fabri et al 2017), a tipologia textual é uma atividade estruturada e suas regularidades sedimentadas dentro dos próprios tipos, podendo ser identificada e caracterizada por meio da interação. Nesse sentido, é possível destacar quatro tipos de texto: i) a descrição; ii) a narração; iii) a dissertação e, por fim, iv) a injunção.
Partindo desse pressuposto, sobre o texto “fake News”, avalie as afirmações abaixo:
I. Trata-se de um texto do tipo dissertativo, pois faz com que o interlocutor reflita, conceitue, associe, analise a tese apresentada, a fim de levar esse interlocutor a uma tomada de posição.
II. Trata-se de um texto do tipo narrativo, pois narra a história das fake news, apresentando-as como um bom exemplo de uso democrático da internet, pois valem-se da liberdade de expressão.
III. Trata-se de um texto do tipo descritivo, pois descreve, por meio de detalhes físicos, que há a criação de um mercado especializado em produzir as chamadas “notícias falsas”.
IV. Trata-se de um texto do tipo injuntivo, pois faz com que o interlocutor tenha uma ação após a leitura do texto como, por exemplo, a de criar notícias falsas.
V. Trata-se de um texto do tipo ficção, pois apresenta inverdades, isto é, notícias falsas, escritas em páginas da internet ou jornais impressos, com fins puramente comerciais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em II e III.
Em IV e V.
Apenas em I.
Em II e III.
Em, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Apenas em | . ( corrigida)
respondido por:
0
Resposta: Apenas em I.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás