Sobre a religiosidade e a Igreja Católica no século XIX, no Brasil, é correto afirmar que:
A) Segundo as leis do Império, ao Imperador cabia o direito do padroado, nomeando bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, subordinando a hierarquia da Igreja ao poder imperial
B) A Constituição de 1824 estabelecia a "Religião Católica Apostólica Romana" como "Religião do Império", e, assim, proibia, terminantemente, o culto de todas as outras religiões.
C) A quase totalidade da população brasileira era católica e utilizava o espaço das igrejas para praticar a religião. O episódio de Canudos, ao final do século, representando um desvio nos cánones da Igreja pelos seguidores de Conselheiro, configurou uma exceção.
D) A união entre a igreja e Estado nem sempre se realizou de forma harmônica. A "Questão religiosa", em fins do Império, expressou a insatisfação de alguns bispos perante a proibição do Imperador ao livre funcionamento das lojas maçônicas.
Respostas
Resposta:
Explicação: Não pode ser a letra "A", pois o direito do Imperador em designar cargos no Clero era chamado: BENEPLÁCITO.
- a QUESTÃO RELIGIOSA foi o conflito entre alguns bispos maçons serem proibidos pelo Imperador de sê-los!
Então a resposta é a alternativa: "D".
O Direito de Padroado
No caso, basicamente o direito de Padroado quer dizer que o rei fica com o direito total de nomear bispos, cônegos e párocos, e também de arrecadar os dízimos, de organizar comunidades religiosas e dispor delas.
Portanto a opção correta é A) "Segundo as leis do Império, ao Imperador cabia o direito do padroado, nomeando bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, subordinando a hierarquia da Igreja ao poder imperial."
Durante muito tempo a igraja católica foi um dos maiores poderes tanto religioso quanto político, principalmente.
Leia mais sobre a igreja católica em: https://brainly.com.br/tarefa/46905317