Respostas
Resposta:
O Ministério da Conciliação foi uma costura política realizada em 1853 pelo gabinete do Conselho de Ministros, comandado pelo mineiro Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marquês de Paraná. Seu objetivo era conciliar as ações políticas dos dois partidos do Império, o Conservador e o Liberal, em torno de interesses comuns.
O Ministério da Conciliação foi criado durante o império de D. Pedro II para equilibrar as disputas políticas e reunir membros conservadores e liberais.
Ministério da conciliação
Para evitar a amarga disputa política entre liberais e conservadores, o imperador criou um modelo administrativo em 1847 que o pouparia desses inconvenientes políticos, mantendo sua autoridade.
Foi introduzido um sistema denominado Parlamentarismo às Avessas, no qual o imperador selecionava o presidente do Conselho de Ministros (equivalente ao cargo de primeiro-ministro), a quem cabia formar o gabinete. A medida favorecia o imperador, que alternava o chefe de governo entre liberais e conservadores.
O auge desse sistema foi o Ministério da Conciliação em 1853, sendo um grande sucesso, pois não havia essa estabilidade política desde o Primeiro Reinado, o que permitiu que o império avançasse a passos largos.
Para mais informações sobre a economia do Segundo Reinado, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/21217312
#SPJ2