Para Émile Durkheim, a sociedade está sempre acima dos indivíduos, dispondo de regras, normas costumes e leis que asseguram sua continuidade e a coesão social. Com base nas teorias de Durkheim, assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmações abaixo:
( ) A família, a escola, o sistema judiciário e o Estado são exemplos de instituições que congregam os elementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e garantindo sua existência.
( ) Condicionado e controlado pelas instituições, cada membro de uma sociedade sabe como deve agir para não desestabilizar a vida comum;
( ) Para Durkheim, as regras, leis e normas pairam sobre todos, formando uma consciência coletiva que dá o sentido de integração entre os membros da sociedade
( ) Para Durkheim, é através da contradição, do conflito entre dominantes e dominados que se obtém a coesão social.
Assinale a alternativa correta:
A. F-F-V-V
B. V-V-F-F
C. V-F-V-V
D. F-F-F-V
E. V-V-V-F
Respostas
respondido por:
216
I é verdadeira. Tais instituições seriam, para Durkheim, responsáveis pela perpetuação das bases sociais que permitem o funcionamento de uma civilização.
II é verdadeira. Como os seres humanos vivem, por necessidade, dentro de uma estrutura coletiva, é necessário que cada sujeito cumpra o seu papel para o maior bem-estar geral.
III é verdadeira. Esta "consciência coletiva" seria formada pelo mesmo tipo de instituição social fundamental apresentado em I.
IV é falsa. É Marx, e não Durkheim, que concebe a sociedade essencialmente como uma disputa entre partes com interesses antagônicos.
É correta a alternativa E.
respondido por:
49
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás