De 1830 a 1842, foram publicados os seis volumes do que pode ser considerada a maior obra de Comte, Curso de filosofia positiva. Comte afirma ter descoberto os três estágios da humanidade; de fato, segundo ele, o espírito humano teria passado por três estados históricos diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo.
FARIA, Jonas Silva; AGUIAR, Gilson. Ciências humanas e sociais. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre os três estados do espírito humano de Augusto Comte, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I) No estado teológico, o pensamento é guiado por ideias religiosas e pela crença de que a sociedade é a expressão da vontade divina.
II) O estado metafísico procura explicar a natureza íntima das coisas, sua origem e destinos últimos, bem como a maneira pela qual são produzidas. Coloca a argumentação no lugar da imaginação. A sociedade passa a ser vista em termos naturais, e não sobrenaturais.
III) O estágio positivo, estimulou a aplicação de técnicas científica ao mundo social. Não tenta explicar as causas originais ou finais dos seres e das coisas.
IV) Nos três estágios, o positivismo prevalece, independente da época em que o ser humano se encontra.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
7
I é verdadeira, sendo o primeiro e o mais baixo dos estágios evolutivos da sociologia de Comte.
II é verdadeira. Este estágio representa, por exemplo, a passagem do mito à Filosofia, em que as explicações, mesmo que ainda não sejam científicas, são já racionais, representando um estágio intermediário.
III é verdadeira. As "causas finais" são apontadas como não-científicas, e abandonadas neste estágio.
IV é verdadeira, uma vez que o positivismo seria a tendência de todas as coisas - sociedades, pessoas e a própria natureza -, de modo que pouco a pouco a sociedade caminharia em direção ao progresso.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás