(URCA CE/2007) Como no Egito, a base da economia na Mesopotâmia era a agricultura. Sobre a agricultura na Mesopotâmia, é correto afirmar que foi marcada:
Pelo controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates. Esse controle exigia uma ação coletiva intensa.
Pela presença da cheias do Rio Nilo, fator determinante para definição das épocas de plantio e colheita.
Pelo uso de um sistema de rodízio nas plantações, associado ao emprego de adubos artificiais, proporcionados pelos avanços nas técnicas de cultivo.
Por uma localização geográfica muito favorecida pelas chuvas constantes, o que lhe proporcionava boas condições à plantação.
Pelo emprego da tração animal, como o alce e o lhama.
Respostas
A economia na Mesopotâmia e sua agricultura se desenvolveram graças ao controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates, o que era resultado de um intenso trabalho braçal, que acabava possibilitando o uso da água desses rios para alimentar a produção agrícola.
Além disso, a água dos rios Tigre e Eufrates eram utilizados para o abastecimento das cidades da Mesopotâmia, e normalmente as cidades eram construídas no envolto dos rios, justamente para facilitar o uso d'água.
Letra A.
Abraços!
A alternativa correta sobre a base da economia na Mesopotâmia, é a letra:
a) Pelo controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates. Esse controle exigia uma ação coletiva intensa.
Base da Economia da Mesopotâmia
Assim como no Egito, a base da economia da Mesopotâmia foi moldada por conta das terras férteis em decorrência de se localizarem à beira de rios.
Porém, esses rios possuíam épocas de cheias imprevisíveis, o que muitas vezes levavam à destruição das plantações e até mesmo das residências dos povos mesopotâmicos.
O controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates, por meio de uma ação coletiva, como por exemplo a criação dos diques, para proteger suas plantações e residências foi essencial para a manutenção da economia.
Saiba mais sobre "Base da Economia da Mesopotâmia" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/986803
#SPJ3