Respostas
1. O que foi a Semana de Arte de 22?
2. O que ela representa?
3. Onde aconteceu?
A semana de 22 aconteceu Theatro Municipal de São Paulo com intuito justamente de mostrar essa cultura brasileira, nacional, buscando a raiz dessa cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura, literatura, poesia e música.
O Theatro Municipal não é escolhido à toa. Ele era o centro do encontro da burguesia do café, dessa cultura europeia. Tanto que ela causa escândalo. É algo que para cultura da época era realmente uma ruptura e uma nova forma de expressão cultural.
4. Ela foi muito importante para a época? Podemos dizer que foi um sucesso?
O evento foi um divisor de águas na arte e na cultura brasileira. Não ocorreram grandes marcos na semana em si, mas em seus desdobramentos posteriores na cultura nacional. Por isso, que ela acaba se tornando uma referência na cultura brasileira a partir, justamente, de 1922.
A Semana de Arte Moderna foi fortemente criticada, sobretudo pelos críticos de artes – um dos grandes críticos da Semana de 22 e do Modernismo foi o Monteiro Lobato.
5. Seria uma forma de cultura popular?
Não é uma cultura popular. Não tem nada a ver com popular e erudito. Na verdade, o objetivo da Semana de Arte Moderna era romper com o modelo clássico – com o modelo muito forte do realismo, do parnasianismo que buscava a métrica perfeita.
6. Quais foram as influências para a Semana de Arte Moderna?
Um bom exemplo de influência é o próprio Pablo Picasso que vai influenciar o povo da Semana de Arte de 22.
Podemos dizer que as vanguardas europeias de um modo geral, com o futurismo, o dadaísmo, o expressionismo e o cubismo, por exemplo.
7. A Semana de 22 indica o início do modernismo no Brasil?
A Semana de Arte Moderna é considerada como o marco do início do Modernismo, mas não podemos esquecer também de uma obra muito importante chamada “Paulicéia Desvairada”, de Mário de Andrade, que simboliza esse começo – também publicada em 1922.
8. Principais artistas da Semana de 22
Os principais artistas que que participaram da Semana de 22 foram
Na literatura:
Mário de Andrade
Oswald de Andrade
Manuel Bandeira
Jorge Amado
Carlos Drummond de Andrade
Graciliano Ramos
Guimarães Rosa
Clarice Lispector
Vinícius de Moraes
Cecília Meireles
João Cabral de Melo Neto
Artes plásticas:
Anita Malfatti
Tarsila do Amaral
Di Cavalcanti
Vicente do Rego Monteiro
Música:
Heitor Villa-Lobos
Guiomar Novaes
Frutuoso Viana
9. Uma curiosidade sobre a Semana de Arte Moderna?
Uma curiosidade, por exemplo, foram as vaias tremendas feitas quando Ronald de Carvalho foi recitar a poesia de Manuel Bandeira chamada “Os Sapos”. O texto fala, de forma irônica, sobre as regras do parnasianismo.
O pessoal foi ficando cada vez mais incomodado com esse tipo de arte e, em vez de aplaudirem, as vaias começaram a ficar cada vez mais altas.
10. Qual era o contexto histórico?
A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do Café com Leite.
Neste momento a política do Café com Leite estava vivendo uma crise, devido a outras oligarquias questionarem o sistema político.