Respostas
Resposta:
Até alguns anos atrás, era mais fácil analisar o mercado de trabalho, pois o leque de opções era bem menor.
Por um lado, com toda esta amplitude de profissões que existe atualmente, as chances de descobrir a profissão ideal e sua verdadeira vocação são maiores. Por outro lado, em muitos casos, a profissão que se encaixa perfeitamente é a que tem a menor remuneração ou menor chance de desenvolver uma carreira.
Independente da profissão escolhida, para quem quer seguir carreira é importante analisar como o mercado de trabalho se comporta para uma determinada profissão.
Nesse momento é importante informar-se sobre: qual o salário inicial? Quanto tempo se leva em média, para chegar a uma situação financeiramente satisfatória na carreira? Há oportunidades de emprego imediato na cidade ou região? Qual é a perspectiva futura da carreira - está em fase de saturação, de expansão, ou é uma carreira estável? Quais os estudos complementares que são exigidos?
Além desses fatores, é fundamental entender o que as empresas buscam em um profissional, conhecer as novas regras de trabalho, relações de competição, exigências da globalização, enfim, tudo o que é preciso para fazer parte de um mercado tão concorrido.
Para se conseguir as melhores vagas, é necessário desenvolver algumas competências além do conhecimento técnico que a profissão exige.
Agora vamos conhecer quais são elas:
- Domínio de um segundo idioma, se possível até um terceiro idioma;
- Conhecimento de informática;
- Boa comunicação oral e escrita;
- Aptidão para trabalhar em equipe;
- Ser proativo, ou seja, ter iniciativa para tomar decisões;
- Capacidade de adquirir, processar e aceitar novas informações e mudanças;
- Refletir sobre erros e acertos;
- Versatilidade funcional;
- Liderança;
- Cultura geral;
- Criatividade.
No entanto, muitas destas exigências são intrínsecas, ou seja, foram desenvolvidas na própria formação do jovem como ser humano. Para aprender ou desenvolver estas competências, serão necessários estudos e cursos extracurriculares, além de uma boa oportunidade de estágio.
Explicação: