[...] a aquisição de habilidades motoras necessita de repetições sistemáticas, mas a repetição por si só não garante a aprendizagem, pois ela depende também da natureza e da qualidade da prática. Eficiência é um aspecto importante quando se avalia a qualidade da prática, pois significa alcançar o resultado desejado com economia de energia, tempo e esforço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELTRÃO, N. B. et al. Efeito da frequência de feedback concorrente na aprendizagem de uma habilidade seriada. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 423-431, abr./jun, 2017. p. 423.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas sobre os mecanismos responsáveis pela execução do movimento de acordo com a teoria motora, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
Órgãos dos sentidos
Mecanismo de percepção
Mecanismo de decisão
Mecanismo efetor
Mecanismo de comandos motores
( ) Escolha do plano motor mais adequado aos objetivos pretendidos conforme as demandas do ambiente.
( ) Discriminação, identificação e classificação das informações nos impulsos nervosos.
( ) Controle do sistema muscular para realização do movimento propriamente dito.
( ) Transformação dos estímulos em impulsos nervosos, transmitidos ao sistema nervoso central.
( ) Organização de forma hierárquica (do geral para o específico) e sequencial (ordem correta).
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
3 – 2 – 5 – 1 – 4
B
4 – 2 – 3 – 1 – 5
C
5 – 4 – 3 – 2 – 1
D
1 – 4 – 2 – 3 – 5
E
1 – 5 – 3 – 2 – 4
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
A sequência correta é: 3 – 2 – 5 – 1 – 4. Segundo o texto-base: “De acordo com o modelo, os órgãos dos sentidos [1] são responsáveis por transformar os diferentes estímulos, na forma de energias físicas, em algo que possa ser transmitido através do sistema nervoso humano, ou seja, impulsos nervosos. [...] Esses impulsos nervosos são então transmitidos, por vias aferentes, até o SNC, onde são processados. Quando esses impulsos nervosos começam a ser interpretados, inicia-se a percepção. O mecanismo de percepção [2] é responsável por discriminar, identificar e classificar as informações contidas nos impulsos nervosos [...]. O mecanismo de decisão [3], com base nas informações recebidas pelo mecanismo perceptivo, é responsável pela escolha do plano motor mais adequado aos objetivos pretendidos, levando em conta as demandas do ambiente. Tal escolha é informada ao mecanismo efetor [4], que tem como função detalhar o plano, isto é, organizar de forma hierárquica (do geral para o específico) e sequencial (ordem correta) os componentes do plano motor. Esse processo implica a transformação do plano motor em programa motor, denominado na literatura de programação motora, que resulta na geração dos comandos motores. Os comandos motores [5] são enviados ao sistema muscular num padrão espacial e temporal adequado, quando acontece o movimento propriamente dito. Nesse momento, os músculos estão sob o controle dos comandos motores e, após um tempo correspondente ao tempo de reação, informações produzidas pelo próprio movimento começam a ser enviadas de volta aos mecanismos, informando sobre a sua execução para possibilitar o processo de detecção e correção dos erros de execução” (texto-base, p. 332).