Respostas
Olá,
Resumo
O Iluminismo foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, e se espalhou por várias partes do Mundo, nos séculos XVII e XVIII.
Nessa época, o desenvolvimento
intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendida pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas ideias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.
O Iluminismo trouxe consigo
grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. Defendiam, sobretudo, a liberdade, seja ela a liberdade de expressão, liberdade política ou a liberdade econômica. Defendiam também a igualdade, como um dos princípios reguladores da sociedade (pelo menos a igualdade jurídica, esquecendo-se da busca pela igualdade social).
Os princípios Iluministas iriam interferir em muito da política e
economia do capitalismo que estava se consolidando. Influenciaria nas Independências das colônias americanas, na Revolução Francesa e tantos outros movimentos políticos Europeus e mundiais.
Principais Filósofos Iluministas
Montesquieu: Em 1748, publicou "O Espírito das Leis", estudo sobre formas de governo em que destacava a monarquia inglesa e recomendava, como única maneira de garantir a liberdade, a
independência dos três poderes:
- Executivo;
- Legislativo;
- Judiciário.
Voltaire: Exilado na Inglaterra,
publicou Cartas Inglesas, com
ataques ao absolutismo e à intolerância e elogios à liberdade existente naquele país. Foi
conhecido pelo seu forte
anticlericalismo.
Rousseau: Era contrário ao luxo e à vida mundana. Em Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755), defendeu a tese da bondade natural dos homens, pervertidos pela civilização. Consagrou toda a sua obra à tese da reforma necessária da sociedade corrompida. Propunha uma vida familiar simples; no plano político, uma sociedade baseada na justiça, igualdade e soberania do povo, como mostra em seu texto mais famoso, O Contrato Social.
Sua teoria da vontade geral, referida ao povo, foi fundamental na Revolução Francesa e inspirou Robespierre e outros líderes.
Diderot e D’Alambert: organizaram a Enciclopédia, obra que contou com diversos pensadores iluministas em sua elaboração e serviu de difusora dos novos ideais.