• Matéria: Português
  • Autor: silvagfernandop95cm7
  • Perguntado 7 anos atrás


Observe a imagem abaixo e leia o poema:


(BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.)
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:
À INSTABILIDADE DAS COISAS DO MUNDO
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(Gregório de Matos Guerra)
Após observar a imagem e o texto, das características do barroco brasileiro que influenciaram não só a literatura como as artes plásticas, é correto o que se afirma em:
a. Não há dualidade nas expressões utilizadas nos textos deste período;
b. O barroco é arte exclusiva do Brasil, principalmente no Brasil-colônia;
c. A dicotomia não estava persente nos textos do Barroco;
d. O Barroco não trabalha as questões amorosas
e. O barroco traz em sua obra a antítese e contrapõe as expressões em seus textos.

Respostas

respondido por: brendaisis
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Acerca do barroco, pode-se assinalar a afirmativa e. O barroco traz em sua obra a antítese e contrapõe as expressões em seus textos.

Isso porque no barroco temos a contraposição de ideias bem como de sentimentos, expressões, o que pode ser notado nos poemas inerentes a esse período literário, que são compostos por grande quantidade de antíteses em suas composições.

Já nas obras, a dualidade era exposta com a utilização de cores opostas e cores que atuam de forma a evidenciar contraposições.

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