Respostas
Resposta:
Fraturas : pacientes que sofrem com osteoporose, dependendo da técnica de massagem empregada, estão suscetíveis a ter fraturas por causa da pressão durante as manobras. No caso, uma massagem leve pode ser feita, mas antes, consulte um profissional qualificado que vai avaliar o seu quadro específico
Agravamento de quadros de gripe: esse cenário é possível, justamente, porque massagens como as modeladoras, por exemplo, por ativarem a circulação sanguínea, podem aumentar a febre e evitar a cura.
Pressão arterial e trombose: segundo a American Massage Therapy Association (AMTA), pacientes com pressão arterial elevada se submetidos a massagens inadequadas têm seu quadro de saúde comprometido, no caso, a pressão exercida favorece coágulos no sangue trazendo malefícios ao organismo, como a trombose – que causa inchaço e dor. Pessoas nessa condição devem evitar massagens, a não ser que tenham autorização médica, após tratamento adequado.
Danos aos nervos: realizar massagens com quem não tem qualificação tende a trazer complicações ao nervo, se houver manobra inadequada e com muita pressão sobre alguma área que estiver fragilizada.
Câncer: pacientes com cancer de pele (com infecções e bolhas) podem ter saúde agravada, se submetidos a massagens. Assim como aqueles que passaram por cirurgia ou sessões de quimioterapia.