Como engenheiro responsável técnico pela execução de projetos de fundações, uma das situações que você pode enfrentar é a análise do perfil do solo onde a obra será executada e, de posse da mesma, associada a dados de projetos como por exemplo as cargas atuantes na edificação, é possível determinar, entre outras coisas, a capacidade de carga e a carga admissível em estacas. Para isso um dos métodos de sondagem mais utilizados é o SPT, que fornece ao profissional um perfil do solo onde a obra será implantada. Imagine que você é o engenheiro responsável por uma obra e acabou adotando o método dinâmico de determinação da capacidade de cargas em estacas conhecido como determinação da “nega”. Com base em tal afirmação responde conforme orientado.
Conceitue o que seriam métodos dinâmicos e, explique como funciona o método conhecido como determinação da “nega”.
Respostas
Resposta:
São métodos de estimativa da capacidade de carga de estacas cravadas a percussão, baseados na observação do seu comportamento durante a cravação. Dentre os métodos dinâmicos estão as chamadas “Fórmulas Dinâmicas.
Fórmulas Dinâmicas: Método de avaliação da capacidade de carga das estacas, valendo-se dos elementos obtidos durante a cravação. Não servem, pois, para as estacas "in situ". Todas elas partem da medida da nega, que é penetração que sofre a estaca ao receber um golpe do pilão, obtido nos 10 últimos golpes do processo de cravação ,Outra maneira de se obter a nega é através da técnica da colagem de uma folha de papel na estaca, sobre a qual um lápis é movimentado horizontalmente, durante o golpe do martelo Esse procedimento permite não só a medição da nega, mas também do repique (deslocamento elástico), também usado na estimativa de capacidade de carga Obs.: a nega é uma condição necessária, mas não suficiente para se conhecer a capacidade de carga de uma estaca.
Fórmulas dinâmicas são portanto , elemento de controle da cravação. A utilização de fórmulas Dinâmicas deve ser feita em conjunto com análises estáticas.
Explicação:
Resposta:
Pesquisar a NBR 6122 e bibliografia sobre fundações e solos.
Explicação:
Concordo com orientador quanto a recusa da cópia.
Como engenheiro civil, futuramente será responsável pela construção de lares para habitação de pessoas.
Fundações é uma das áreas mais importantes da engenharia civil. Vale observar diversas ocorrências de desastres e erros de engenharia já ocorridos na história como os exemplos abaixo:
-Torre de Pisa;
-Conjuntos Residenciais da Orla de Santos;
- Desabamento de ponte no rio Santo Antônio, na MS-382
Aconselho estudar no mínimo:
-NBR 6122
-Fundações - Volume Completo - Autor: Velloso, Dirceu A. - De Rezende Lopes, Francisco.
-Mecânica Dos Solos e Suas Aplicacões - Fundamentos - Vol.1 - 7ª Ed. 2015
Autor: Caputo, Armando Negreiros - Caputo, Homero Pinto|Marca: LTC
Bons estudos!