a vinda da familia real para o Brasil na independencia do Brasil
Alguém Resume a História sobre isso
Respostas
Resposta:
VINDA DA FAMÍLIA REAL E INÍCIO DA INDEPENDÊNCIA
Foi com a vinda da família real para o Brasil, em 22 de janeiro de 1808, que iniciou-se nossa independência. O Príncipe regente português, dom João VI, futuro rei de Portugal veio para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte. O imperador francês, Napoleão, queria dominar toda a Europa e já havia conseguido invadir Portugal.
Naquela época, franceses e ingleses eram concorrentes na venda de produtos manufaturados (roupas, calçados, tecidos, etc.) e buscavam mercados consumidores (compradores). A concorrência levou a guerra. Napoleão resolveu proibir o comércio com a Inglaterra, nenhum produto inglês poderia ser comercializado na Europa. Foi o chamado Bloqueio Continental. Enquanto os ingleses eram bons marinheiros, os franceses eram bons soldados. Assim, era mais fácil para os primeiros controlarem qualquer navio que viesse do continente Americano para a Europa.
Os portugueses, que muito deviam aos ingleses, não podiam participar do Bloqueio Continental. Assim, Portugal foi invadido por tropas francesas. O rei português veio para o Brasil junto com sua Corte escoltado pela marinha inglesa. Em troca da segurança oferecida pelos ingleses, o Dom João ofereceu a Inglaterra benefícios alfandegários, reduzindo a taxa de impostos de importação de produtos ingleses. Foram os chamados Tratados de 1810. Por estes, enquanto os produtos portugueses pagariam 16% de imposto para entrarem no Brasil, produtos de outros países, 26%, os produtos ingleses pagariam somente 15%.
Muitas mudanças ocorreram com a chegada da corte ao Brasil. A primeira foi a mudança da Capital, de Salvador para o Rio de Janeiro. Outra foi a própria situação de Colônia. Em 1815 o Brasil passa a fazer parte do Reino Unido de Portugal, não sendo mais uma colônia destinada somente a dar lucro aos comerciantes portugueses.
Outra mudança importante, imposta pelos ingleses, foi o fim do monopólio comercial e a Abertura dos Portos às nações amigas (Inglaterra). Isso significou que os comerciantes brasileiros poderiam comercializar com quem quisessem, não mais somente com os portugueses. Era o fim do período colonial e da submissão do Brasil aos interesses português.
Dom João VI criou as primeiras faculdades de medicina no Brasil, as do Rio de Janeiro e a de Salvador. Criou também um Banco do Brasil. O rei de Portugal não poderia morar numa colônia atrasada. Os amigos do rei podiam escolher uma casa para morar, qualquer casa, e obrigar o morador brasileiro a mudar-se. Era o “Ponha-se pra rua”.
Napoleão, em 1815, foi derrotado pelos ingleses que entraram no continente europeu através de Portugal. Pressionado por militares e comerciantes portugueses, Dom João voltou para Portugal em 1821 levando consigo todas as riquezas que os brasileiros deixaram no Banco do Brasil. O primeiro Banco do Brasil não resistiu e fechou. Ficou no Brasil Dom Pedro, filho do rei.
Explicação: