Vivemos um período em que o mundo está interligado, no sentido positivo ou negativo, dependendo do ponto de vista. Atualmente, as notícias e informações podem transitar de uma parte do mundo para outra em fração de segundos. A era da comunicação (por meio do rádio, telefone, televisão e, principalmente, da internet) faz o mundo estar interligado. O fluxo de informações tornou-se cada vez maior, a sua transmissão também tenta seguir o mesmo ritmo”.
Tendo isso em mente, o que você pensa a respeito da relação entre a “a era da comunicação” e a educação? Para apresentar as suas participações, tente pensar os seguintes pontos como um “norte a ser seguido”:
O acesso rápido a muita informação é sempre bom? Que efeitos negativos a “ era da comunicação” pode exercer sobre o processo de aprendizagem (da perspectiva de alunos e professores)? Que pontos positivos para o processo de educação o acesso fácil às informações nos trouxe? É possível pensar e tentar implementar medidas que nos auxiliem a controlar os efeitos negativos do “excesso de informação” em nossas vidas e nos processos de aprendizagem? Como lidar com as “fake news” e suas possíveis influências nos processos de aprendizagem? As “fake news” poderiam influenciar a própria construção de nossa história atual?
Respostas
primeiramente, as pessoas não são educadas de princípio em suas famílias a evitar o uso de equipamentos eletrônicos em excesso, sendo assim, há mais chances de um humano ao usar pela primeira vez o electro, torne-se vulnerável ao mau lado das informações providas pela Internet e meios de comunicação no geral (pois é sabido por nós que em vários canais de TV mostra-se conteúdo obceno e crianças vêem isso)
Logo, partindo para a educação, sabemos também que você que fez essa pergunta, deve estar estudando e usando a internet para saber mais sobre o assunto pedagogia. então posso concluir que, há mais porcentagem de maus caminhos em relação aos bons caminhos na Internet, pois vemos que em canais de memes há mais acessos que canais de filosofia no YouTube. e assim em diante, o excesso de informação e fácil acesso prejudica por parte favorável à quem não controla o seu uso, isso é relativo. mas, como há mais afectados negativamente, podemos concluir que sim. afecta na educação e negativamente.
Quanto às fake news, só posso usar uma frase de Descartes "Nunca tomar algo como verdade até que eu tenha total certeza e não hajam nem pequenos motivos para eu poder duvidar"