O descontentamento dos patrícios com a Monarquia Romana deu origem ao Regime Republicano (509 a.C. – 27 a.C.). O conceito de República implica em termos um governo a serviço do bem comum, da coisa coletiva, pública, a res publica. Na República, não se deve usar da coisa pública para atender aos interesses privados. É importante lembrar que uma organização republicana não pressupõe, necessariamente, uma democracia, ou seja, a participação universal dos cidadãos nas decisões do governo. A partir do que foi dito sobre a República Romana e do conteúdo abordado, analise as assertivas a seguir:
Respostas
Resposta:
Esqueceste de colocar as alternativas, então segue a reposta.
As assertivas I, II e IV estão corretas
I - A República Romana foi inicialmente dominada pelos patrícios. Com o passar dos séculos, a plebe passou a participar do poder.
II - Entre as conquistas políticas da plebe está a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito passasse a ter força de lei para todo o Estado Romano.
IV - Sob Otávio Augusto foi instituído o regime do Principado, que corresponde à fase de implantação do Império Romano, extinguindo-se o período da República.
Explicação:
A República Romana, que se inicia com os patrícios tomando o poder do rei e pondo fim à monarquia, concentra neles o poder até que a plebe se revolte e passe a exigir seus direitos. Entre os direitos conquistados ao longo dos séculos está o do plebiscito como força de lei. A experiência republicana chega ao fim com o principado de Augusto, que dá início ao Império Romano.
A assertiva III ("Na República Romana, os escravos eram numericamente poucos e por isso não chegaram a fazer revoltas nem representavam concorrência com a mão de obra livre") está incorreta. Os escravos, na República Romana, não eram em pouco número. Eles, inclusive, se organizaram em revoltas – que não obtiveram sucesso. A escravidão é a base da economia romana tanto na República quanto no Império, o que, inclusive, ajuda a compreender o declínio dessa civilização.
Resposta:
I,II e IV são verdadeira.
Explicação:
Acabei fazer.