Desde os anos 1980, falamos de “movimentos sociais”. Nos anos 1980, o sistema democrático queria deixar a sociedade civil se exprimir, também para evitar que as pessoas se reagrupem nas ruas para protestar. Hoje, na verdade, todos os indivíduos querem novos direitos. Cada dia, em diversas partes do mundo, existem movimentos sociais. Na França, quase diariamente há manifestações sociais. O movimento social é uma mobilização, onde os indivíduos, com esperanças de mudar, podem externar fatos considerados por eles como injustos.
Faça uma análise sobre as principais perspectivas teóricas que refletem sobre os movimentos sociais na sociologia.
Observação: O texto deve ser produzido com suas palavras, devendo, em caso de citação, indicar a fonte de onde foi extraída.
Respostas
respondido por:
3
Os movimentos sociais são parte importante da democracia moderna, pois a partir deles existe a mobilização para mudança política através da eleição de representantes que atendam seus requisitos de representação, ou através de pressão para os governantes já eleitos, em caso de minorias.
Eles são analisados de uma perspectiva de Weber, onde a consciência de classe é importante para o êxito dos movimentos, seguindo uma inspiração ligeiramente marxista.
fox95:
você pode me ajudar na questão que eu postei de sociologia? é urgente
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás