• Matéria: Português
  • Autor: aryanenaicv2017
  • Perguntado 7 anos atrás

redação sobre vacinas​

Respostas

respondido por: meggs
0

Apresente argumentos do por que devem ser realizadas vacinas e por quem elas são principalmente recomendadas ,cite algum médico ou cientista que te de referência e conteúdo sobre a importância de se ter vacinas em dia.

respondido por: beatrizbia4799
5

Resposta:

No inicio do século XX, tivemos uma manifestação popular,a Revolta da Vacina. Onde os cidadãos se recusaram a aceitar a lei da vacina obrigatória, imposta pelo Ministério da Saúde. Os agentes da saúde entravam nas casas dos cidadãos e os vacinavam a força. Tal ato era visto pela sociedade como invasão de privacidade e um ato de autoridade. Nos dias atuais, a vacinação é uma escolha livre de cada cidadão, entretanto o número da cobertura de vacinação vem caindo mais e mais a cada ano no Brasil. Já foi comprovado ao longo das décadas,que a vacinação reduz e salva populações em massa. Por isso, sua cobertura baixa acende um alerta, e mudanças são necessárias para resolver a questão.

Em primeiro lugar, o maior motivo da queda drástica da taxa de imunização no país, e a recusa de diversos pais a vacinar seus filhos. O Ministério da Saúde informou que o número de crianças menores de cinco anos que não são vacinadas, acendeu um alerta vermelho e que elas são a principal preocupação da pasta neste momento. Vale ressaltar,que esse não é o único motivo, o desabastecimento de vacinais essenciais e municípios com poucos recursos para gerir programas de imunização também entram nesse cenário. É importante enfatizar que as vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Ou seja, cada cidadão que não é vacinado, está de certa forma exposto a contrair uma doença grave e não ser capaz de elimina-la, sendo que sem a vacinação o seu corpo é incapaz de criar anti-corpos para combate-la, colocando em risco a si mesmo, e pessoas de seu âmbito social.

Em segundo lugar, como diria o filosofo Francis Bacon, as condutas, assim como as doenças, são contagiosas. Portanto, a partir do momento que uma minoria começa a recusar um número grande de vacinas, por se tratar de um comportamento literalmente contagioso pela exposição a doenças graves,essa minoria pode virar um grande número de massas. E levar o Brasil e o mundo, de volta, a momentos da história em que fomos derrotados pelas epidemias.

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário, o Ministério da Saúde juntamente com o MEC, devem desenvolver palestras em escolas, para alunos do ensino médio, por meio de entrevistas com vitimas de doenças graves ou pessoas que viveram em épocas de epidemia no Brasil, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais, com o objetivo de trazes mais lucidez e informação sobre o assunto, e atingir um público maior. Usar a mídia como uma forma de conscientizar os pais sobre os benefícios da vacinação e por fim mostrar que é preciso que a sociedade brasileira olhe forma mais otimista e aberta para o assunto

Espero ter ajudado

Perguntas similares