• Matéria: Sociologia
  • Autor: sarasenra26
  • Perguntado 7 anos atrás

O socialismo foi a primeira corrente a discordar do modelo de sociedade implantado com a consolidação do capitalismo. A principal crítica dos socialistas era a desigualdade material e os problemas sociais urbanos associados à industrialização. As teses positivistas, que tiveram em Augusto Comte seu percursor, também fizeram críticas à organização social, porém seguiram um caminho diferente das críticas socialistas. Considerando as teses fundadas por Comte, analise as afirmações:

I. Os positivistas buscam nas ciências naturais e suas leis o método para a análise social, por isso consideravam que os fenômenos sociais devem ser observados da mesma forma que os fenômenos naturais.
II. Os positivistas consideram que a sociedade necessita de uma organização harmônica, em que os papéis sociais devem ser cumpridos com eficiência. Para os positivistas, o discurso de liberdade individual contraria, muitas vezes, as necessidades sociais.
III. Os positivistas, tanto liberais como socialistas, se sustentam em teses subjetivas. Isso significa que para se chegar a uma organização social eficiente não se deve fundamentar a análise sobre conhecimentos abstratos e sim empíricos, comprováveis materialmente.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: EstudanteDeCansadas
0

Resposta:

A primeira

Explicação:

Comte fundou o positivismo que tinha a lei do 3 estados.

O primeiro era o estado teológico que as pessoas tentariam explicar as coisas através dos seres sobrenaturais.O segundo era o estado metafísico na qual os seres humanos explicariam as coisas através da filosofia. E o terceiro era o estado positivo, o que Conte classificava como" ideial",no qual o ser humano explicaria as coisas através da ciência,da racionalidade. Por isso era chamado de positivo,Comte via isso como algo mais profundo e o nível mais alto da evolução que o ser humano passaria dentre esses 3 estados .


EstudanteDeCansadas: :)
Perguntas similares