São numerosas as notícias sobre a travessia do Mediterrâneo por africanos que tentam chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em sua maior parte, são presos e remetidos de volta a seus países de origem. A Europa não quer mais imigrantes desse tipo. Refletindo sobre essas informações, é correto afirmar que:
A- o ciclo migratório mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê uso de mão de obra pouco qualificada.
B- os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para proibir a migração de homens jovens.
C- os países europeus estão na Terceira Revolução Industrial e já não precisam mais de imigrantes.
D- a globalização promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
Respostas
Resposta: Letra D)
Explicação: D) a globalização promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
Na realidade a globalização abre as portas para a mão de obra especializada, a mão de obra para grandes cargos, mas para a mão de obra mais "comum" eles fecham as suas portas, mesmo que eles precisem dessa mão de obra.
Grande parte do problema fica pautado na xenofobia e no racismo, receber imigrantes dos EUA é ok, mas receber imigrantes da África não. Por isso existem diversos problemas e discussões relacionados a isso em todo o mundo.
Resposta:
D
Explicação:
A política praticada pela maior parte das nações mais desenvolvidas tem defendido a ampliação da livre circulação de capitais e mercadorias, ao mesmo tempo em que passou a controlar suas fronteiras de forma mais intensa, por meio de legislações que restringem a imigração. As demais estão erradas, pois:
a) o ciclo migratório mundial tem permanecido elevado e não está em fase de esgotamento.
b) não existem acordos econômicos e diplomáticos para proibir migrações internacionais.
c) é verdade que muitos países europeus estão na fase da Terceira Revolução Industrial, marcada pela acelerada automação da produção e dos serviços, o que reduziu a necessidade de mão de obra e ampliou o desemprego. Mas está errado afirmar que eles já não precisam de imigrantes, pois na verdade eles são admitidos, porém em menor número e com critérios mais rigorosos do que no passado.