Quando afirmamos que a igreja quaria reafirmar seus dogmas com a arte BARROCA. Estamos falando do quê?
Respostas
Resposta:
O barroco foi uma movimento de resposta à reforma protestante e ao consequente enfraquecimento da igreja católica, por isso o movimento barroco muitas vezes é citado como parte de uma "contrarreforma" da igreja.
Esse movimento teve repercussões em todas as artes. Na pintura, na escultura, na literatura, arquitetura e afins. O barroco colocava o homem em uma posição de inferioridade, temente à Deus pelo medo e pelo sufocamento através grandeza do pai celestial. A arte barroca, principalmente a arquitetura, procurava afogar o homem num universo totalmente dominado pelo poder divino.
Basta olhar para igrejas barrocas, o interior delas é absurdamente adornado, com imagens e esculturas para onde quer que se olhe. Quando se entra numa igreja barroca, a intenção é que você se sinta perante um Deus todo poderoso.
Era essa mensagem que a Igreja Católica queria passar. Reafirmar seu domínio através da "opressão" dos seus servos. Diferente do que era pregado pelo protestantismo, que valorizava uma fé de acesso mais livre e sem a influência de um poder intelectualmente centralizador como a Igreja Católica.
Explicação: