Pegpegs, uma empresa de insucesso
A empresa Pegpeg S.A. surgiu na década de 80 e participou do movimento de contratação de jovens recém-formados para exercer cargos estratégicos. O proprietário, Sr. Hard Duro, trabalhou intensamente até o final do século XX, quando se aposentou e deixou sua empresa nas mãos de funcionários que ele considerava importantes. Sr. Hard passou a administrar a empresa à distância, aproveitando os anos de trabalho que antecederam sua aposentadoria e deixou como presidente da empresa Molisson, um jovem administrador, contratado em 1985, recém saído de um curso superior, mas sem prática alguma para cuidar de uma empresa. Sr. Hard se encantou com o jovem e deu a ele total condição de se estabelecer, sem que Molisson, na verdade, exercesse o cargo de gerente para o qual foi contratado.
Quando assumiu a presidência, Molisson ficou meio encantado com a perspectiva do cargo, mas como não tinham muitos saberes administrativos – ao contrário do bom papo – agregou uma equipe de gestores que também ficaram encantados com os cargos e, durante dois meses, mais brincaram de administrar empresas do que de fato o fizeram. Durante esse período os demais funcionários curtiram muito também. Trabalharam pouco e aproveitaram um momento raro: pouca responsabilidade com suas funções e salário garantido no final do mês
Dois meses para uma empresa à deriva é muito tempo e logo começaram a faltar matéria prima o que levou a produção a parar de gerar trabalho para os outros setores e os funcionários, por mais que estivessem gostando da situação e tivessem boa vontade, não tinham muita coisa para fazer. Isso os levou ao desespero, pois viram pela primeira vez em anos a possibilidade de perderem seus empregos.
Foi nesse momento que Molisson, percebendo o caos a sua volta, resolveu ‘assumir’ as responsabilidades de seu cargo e passou a dar ordens, muitas vezes desnecessárias, e a responsabilizar os gestores de sua equipe pelo insucesso na realização das tarefas. Dizia que estava cercado de incompetentes e por qualquer motivo ameaçava alguém de demissão ou o desmoralizava perante os demais da equipe.
Aos poucos, os clientes começaram a se afastar por não terem seus pedidos atendidos ou justificados os atrasos de entrega. Os primeiros pedidos de demissão surgiram, ao que Molisson entendeu como uma grande traição, já que a empresa passava por uma crise ‘involuntária’ e ele contava com todos para a reestruturação de ‘sua’ empresa.
A esperança dos funcionários, que a essa altura já não mais recebiam em dia seus salários, era o retorno do Sr. Hard, mas infelizmente ele morreu ao saber das terríveis condições em que se encontrava sua empresa.
Os herdeiros, dois sobrinhos proprietários de uma outra empresa do mesmo ramo, tentaram assumir o que era de direito deles, mas Molisson colocou os dois para fora da empresa e nem mesmo quando a polícia foi chamada para intervir, ele se deixou prender. Mas como contra a força não há argumentos, recebeu ordem judicial para deixar a empresa e os dois sobrinhos assumiram o que restou da Pegpegs, uma empresa que prometia sucesso eterno.
Identifique 3 problemas
Apresente a sugestão de solução do problema. Explique a ideia.
Respostas
Os 3 problemas identificados na empresa Pegpeg S.A e seu caso de insucesso são o despreparo da alta gerência da empresa, pois o Sr. Hard não conduziu o aprendizado de Molisson e outros profissionais até que eles se adaptassem às atividades e aspectos mais importantes da organização.
O segundo erro da Pegpeg S.A foi a formação de uma equipe que não possuía responsabilidades, metas e objetivos pré-estabelecidos. O terceiro foi a diminuição da carga de trabalho e a não observação dos fluxos necessários para a manutenção da atividade produtiva da empresa.
A solução para o problema da empresa é que o Sr. Hard retorne por um período pré-determinado e temporário, a fim de transmitir seus conhecimentos para os sobrinhos, ao mesmo tempo que garantirá a formação de equipes responsáveis e competentes.
Abraços!