10.(Unicamp-SP) “Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 2/5/2005. p. A16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias. contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são. respectivamente, bactérias, protozoários e fungos.a)Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários.b)Os fungos apresentam componentes polissacarí-deos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.
Respostas
Olá,
# Bactérias - procariontes - parede celular
Protozoários - eucariontes - não têm parede celular
As bactérias não possuem um núcleo organizado ou organelas membranosas e são, portanto, procariontes, mas possuem uma parede celular que é responsável por dar maior resistência à célula e protegê-la da ação de organismos que podem causar danos e doenças. Enquanto isso, os protozoários contêm organelas, como as mitocôndrias, tendo em vista que possuem um núcleo definido por uma carioteca e organelas membranosas sendo considerados eucariotas. Porém, não apresentam a parede celular, pois sua membrana é a própria linha divisória. Além disso, a parede celular está presente só em celulas vegetais.
# Apresentam quitina em sua parede celular. Tanto os animais quanto os fungos armazenam energia na forma de glicogênio (polímero constituído por várias glicoses).