Respostas
Queremos determinar o intervalo em que a função f(x) = x² - 6x + 5 é negativa.
Como f(x) = x² - 6x + 5 é uma parábola com concavidade voltada para cima, podemos determinar o intervalo em que a função assume valores negativos encontrando as raízes dessa função. O intervalo localizado entre as raízes da função será o intervalo em que a função é negativa, pois nesse intervalo a parábola que descreve a função está localizada abaixo do eixo x.
Observe que, se a função não possuir raízes reais (Δ < 0), a parábola nunca interceptará o eixo x e estará localizada sempre acima desse eixo. Nesse caso, não haverá um intervalo negativo. Se a função possuir apenas uma raiz real (Δ = 0), também não haverá intervalo negativo, pois a parábola tocará o eixo x e depois voltará a ser crescente. Portanto, é uma condição obrigatória que essa função tenha duas raízes reais para que haja um intervalo em que ela seja negativa.
Então, vamos encontrar as raízes da função:
x² - 6x + 5 = 0
Δ = b² - 4ac
Δ = (-6)² - 4.1.5
Δ = 36 - 20
Δ = 16
x = (-b ± √Δ)/2a
x = (-(-6) ± √16)/2.1
x = (6 ± 4)/2
= (6 + 4)/2 = 10/2 = 5
= (6 - 4)/2 = 2/2 = 1
As raízes de f(x) são x = 1 e x = 5. Isso significa que essa parábola corta o eixo x nos pontos (1, 0) e (5, 0). Assim, podemos concluir que a função é negativa no intervalo 1 < x < 5.