• Matéria: Artes
  • Autor: garico2
  • Perguntado 7 anos atrás

No período barroco, a Igreja Católica era grande incentivadora da arte barroca. Por que isso acontecia?​

Respostas

respondido por: Pâmelapjg
40

Resposta:

A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.

O mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero, com o protestantismo. Estabelecia-se, então, a Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.

As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes.Uma das ideias do fenômeno do Barroco era de fazer a junção dos dois elementos, fé e ciência, o primeiro, resgatado pela Contrarreforma e o segundo se expandia com a modernidade. A partir disso, surgiu uma vertente encontrada no Barroco, que era o fusionismo. Esse segmento da arte barroca visava a mistura dos elementos presentes nas duas ideologias.

respondido por: emillycamila212
12

Resposta: A a igreja católica recorria as pinturas e as outras obras de arte para que os fiéis compreendessem a vida dos Santos e as cenas bíblicas, aproximando-os da leitura católica, e para conquistar outros fiéis.

Perguntas similares