Respostas
Resposta:
foto estamos precisando
Explicação:
México perdeu territórios para os EUA A configuração geográfica contemporânea do México -com uma área de 1.972.547 km2- decorre de uma série de perdas territoriais para os Estados Unidos.
O México, colonizado pela Espanha, fazia parte do Vice-Reinado da Nova Espanha, e sua extensão territorial alcançava até o norte do atual Estado norte-americano da Califórnia -uma área rica em recursos florestais e minerais, subpovoada e com terras boas para a agricultura.
No século 19, com a independência (1821) e a proclamação da República (1824), o México começou a perder territórios situados no norte do país.
O território do Texas proclamou sua independência em 1836 e foi anexado pelos Estados Unidos nove anos mais tarde.
Por causa dessa disputa, os dois países travaram uma guerra que começou em 1846 e terminou em 1848 -quando teve início a corrida do ouro na Califórnia.
Com a assinatura do tratado de Guadalupe Hidalgo, em fevereiro de 1848, o México reconheceu a fronteira do rio Grande e cedeu para os EUA os territórios do Novo México, de Utah, do Arizona, de Nevada, da Alta Califórnia e do oeste do Colorado.
A área da península da Baixa Califórnia, entretanto, permaneceu sob o domínio mexicano.
EUA cresceram
As fronteiras na América do Norte continuaram a sofrer mudanças. Os Estados Unidos, além das terras obtidas junto ao México, compraram e conquistaram ainda outros territórios.
Antes da guerra com os mexicanos, os EUA haviam comprado o Estado da Louisiana da França e adquirido a Flórida da Espanha. As duas aquisições aconteceram em 1803. Em 1867, o território do Alasca foi comprado da Rússia.
Mas a expansão territorial norte-americana não parou por aí. Em 1898, os EUA anexaram o Havaí e entraram em guerra contra a Espanha.
O resultado dessa guerra foi a conquista de Porto Rico, no Caribe, atualmente um Estado-Livre associado, e, no Oceano Pacífico, das ilhas Guam e das Filipinas. Estas adquiriram posteriormente sua independência.