Para Freire, a libertação do homem oprimido, tão necessária a si e ao opressor, será possível mediante uma nova concepção de educação: a educação libertadora, aquela que vai remar na contramão da dominação. Freire propõe abandonar a educação bancária, a qual transforma os homens em “vasilhas”, em “recipientes”, a serem “preenchidos” pelos que julgam educar, pois acredita que essa educação defende os interesses do opressor, que trata os homens como seres vazios, desfigurados, dependentes. Ao invés disso, buscou defender uma educação dos homens por meio da conscientização, da desalienação e da problematização. Para Freire, uma educação popular e verdadeiramente libertadora, se constrói a partir de uma educação problematizadora, alicerçada em perguntas provocadoras de novas respostas, no diálogo crítico, libertador, na tomada de consciência de sua condição existencial. Tal investigação Freire chamou de “universo temático”, um conjunto de “temas geradores” sobre os níveis de percepção da realidade do oprimido e de sua visão de mundo sobre as relações homens-mundo e homens-homens para uma posterior discussão de criação e recriação. Tendo como base o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A Pedagogia Libertadora tem sido empregada com muito sucesso em diferentes setores dos movimentos sociais, como sindicatos, comunidades religiosas, associações de bairro PORQUE II. Parte desse sucesso se deve ao fato de ser utilizada entre os adultos que vivem uma prática política em que o debate sobre diferentes questões e problemáticas podem ser aprofundadas tomando como base orientação intelectual comprometida com os interesses populares. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
8
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa da I.
A Pedagogia Libertadora, desenvolvida pelo renomado Paulo Freire, tem sido direcionada para outros contextos como o evidenciado acima,representado por associações de bairro, comunidades religiosas.
Dessa forma, tem sido positiva no sentido de fomentar a conscientização política através do conhecimento intelectual, para que estimule os cidadãos a se tornarem conscientes.
respondido por:
0
Resposta:
b)- as asserções l e ll são verdadeiras e a ll é uma justificativa da l.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás