Respostas
Primeiramente, logo após sua descoberta, os portugueses enviaram caravanas de RECONHECIMENTO do território.
Eles estavam mais de olho nas tão lucrativas especiarias orientais.(descobrimento do Brasil PODE -difícil contrariar - ser considerado um erro de trajeto, onde Pero Vaz de Caminha ia em busca de uma nova rota para as índias, à fim de estabelecer o domínio comercial marítimo.
POSTERIORMENTE(algumas décadas), Portugal reconheceu q o comércio marítimo passou a exigir caros investimentos e além disso, embora Portugal estava a um passo a frente com relação às outras nações na expansão marítima, o Oriente já estava sendo monopolizado por outros europeus, aumentando assim a concorrência. Volta-se os olhos para o Brasil, que se tornara fonte de renda ao reino português. De imediato não encontraram os metais preciosos (embora o litoral estivesse rico de jazidas de ouro - desculpa essa informação não tenho muita certeza), mas o pau-brasil, e com o tempo, a escassez da madeira trouxe o comércio do açúcar.
Resposta:
Porque se empenhou nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.
Somente com o declínio desse comércio Portugal passou a se interessar pela exploração das terras e pela busca de riquezas minerais.