Respostas
Antibióticos são remédios que combatem infecções destruindo partes específicas das bactérias que as causam. Para sobreviver ao ataque, algumas delas se adaptam e criam resistência à medicação. Aí, essa bactéria praticamente imune ao remédio consegue disseminar seu “superpoder”. Por isso que tomar antibiótico sem o pedido médico é tão perigoso para a sua saúde e a da população em geral. Veja abaixo todos detalhes desses processos.
A ação dos antibióticos:
1. Sem guarnição
Alguns medicamentos abalam a parede e a membrana celular da bactéria, estruturas que funcionam como muros protetores e que regulam a entrada de água e outras moléculas. Logo, se surgem buracos nelas, o micróbio fica bastante vulnerável.
2. Genética afetada
Os fármacos podem agir diretamente no material genético do bicho. Sua ação induz a ocorrência de erros no DNA, que vão deixá-lo em parafuso. Outras drogas se dirigem aos ribossomos, que fabricam as proteínas necessárias para a bactéria. Sem elas, não há como sobreviver.
3. Restrição na dieta
O ser microscópico é dotado de um mecanismo que transforma o ácido paraminobenzoico (PABA) em ácido fólico – vitamina essencial na criação do código genético bacteriano. Determinados antibióticos bloqueiam a conversão do PABA. É como se matassem a bactéria de fome.
A resistência das bactérias:
1. Efeito chaminé
Certas bactérias, ao entrarem em contato com um remédio, superativam a chamada bomba de efluxo, uma chaminé que expulsa substâncias nocivas a elas.
2. Reforma esperta
É comum que enzimas e receptores alvejados pelos antibióticos se modifiquem após os primeiros ataques. Aí, as armas dos médicos não conseguem mais agir.
3. Atiradoras de elite
Enzimas específicas, que neutralizam o antibiótico antes de ele chegar ao seu destino, passam a ter uma ação de destaque entre os germes resistentes.
Dizer que as bactérias são sensíveis a antibióticos significa que elas não sobrevivem ao serem expostas a antibióticos. Por essa razão, os antibióticos, como a penicilina e a amoxicilina consistem em alternativas terapêuticas eficazes contra infecções bacterianas.
Antibióticos
Os antibióticos consistem em medicamentos que normalmente são usados no tratamento de infecções bacterianas, com a necessidade de prescrição médica. Assim, os casos de amigdalite, pneumonia, otites, entre outras condições, normalmente requerem o uso de antibióticos.
Entretanto, o uso em larga escala desses medicamentos, sem a devida discriminação, tem gerado um fenômeno conhecido como resistência bacteriana, no qual as bactérias estão se tornando resistentes a certas classes de antibióticos, ou seja, não estão mais sensíveis a eles.
Outra questão sobre antibióticos:
https://brainly.com.br/tarefa/46113227
#SPJ2