1)
O trecho da música "Eu nasci há dez mil anos atrás", de Raul Seixas é antigo e marcou uma geração de músicos na década 70 e que são ouvidos até hoje como ícones do rock brasileiro: "[...] Não, não porque eu nasci há dez mil anos atrás e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais. Não, não. Eu tava junto com os macacos na caverna.
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna. E quando a pedra despencou da ribanceira eu também quebrei a perna. Eu também, eu fui testemunha do amor de Rapunzel eu vi a estrela de Davi brilhar no céu. E para aquele que provar que eu estou mentindo eu tiro o meu chapéu."
A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As datas do surgimento do homem na América são precisas
PORQUE
II. Muitas provas foram encontradas, principalmente no Brasil onde a arqueóloga Niéde Guidon defende que o homem e a mulher chegaram à América muito antes do que algumas teorias tentam provar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas
2)
"Éramos um povo sem lei, mas nos dávamos muito bem com o Grande Espírito, criador e legislador de tudo. Vocês, brancos, diziam que éramos selvagens. Vocês não entendiam nossas preces. Nem procuravam entender. Quando cantávamos para o sol, a lua ou o vento, diziam que estávamos adorando ídolos. Sem compreender nos condenavam como almas perdidas, só porque nossa forma de adoração era diferente da de vocês."
O sentimento de Tatanga Mani com relação à cultura do homem europeu, pode ser expresso corretamente nas seguintes palavras:
Alternativas:
a)
Elogio, agradecimento e compreensão.
b)
Revolta, tristeza e desentendimento.
c)
Alegria, gratidão e reconhecimento.
d)
Pavor, medo e sofrimento.
e)
Angústia, ódio e preocupação.
3)
Observe a Pintura:
1
[...] Seja como for, imagem e texto juntos nos informam sobre a mestiçagem e relações interétnicas no interior das aldeias. Informam também sobre as possibilidades de considerar seus habitantes como índios e/ou caboclos, bem como expressam a idéia de evolução do estágio de selvageria para o de civilização. Parece, então, plenamente possível classificar um índio da aldeia no início do século XIX na dupla categoria de índio mestiço, índio caboclo ou índio civilizado
Jean Baptiste Debret vem para o Brasil no ano de 1816 para compor um grupo de artistas na Missão Artística Francesa sob a encomenda de D. João VI. Foram várias as obras pintadas por Debret sobre o cotidiano da vida no Brasil, sendo que muitas análises foram feitas sobre elas, captando o olhar do pintor sobre os moradores do Brasil. Muitas interpretações indicam a vulnerabilidade dos índios, principalmente na perspectiva de compreendê-los sobre uma ótica passageira, de um estágio primitivo para o civilizado. Esse foi o objetivo de várias práticas de aculturação de várias etnias da América, sendo que essa prática pode ser considerada:
Alternativas:
a)
Abusiva, violenta e sem sentido
b)
Normal, pacífica e com sentido.
c)
Errada, etnocêntrica e desrespeitosa.
d)
Anacrônica, descontextualizada e preconceituosa.
e)
Correta, eurocêntrica e racista.
4)
"Na região da América Central a agricultura facilitou o desenvolvimento da vida em aldeias sedentárias. Com o crescimento gradativo das aldeias, tiveram origem as civilizações urbanas, como a civilização olmeca e a de Teotihuacán e mais tarde as conhecidas civilizações maia e asteca. Na mesma época ocorreu um processo semelhante na região dos Andes, que acabou por dar origem à civilização inca".
No texto acima não se pode comparar o termo urbano com as mesmas características que usamos para designar a vida na cidade como na atualidade. Mas algumas práticas culturais ainda persistem na atualidade e são importantes tanto para economia quanto para a construção de nossa identidade. A partir de uma reeleitura atenta do conteúdo do seu livro didático, responda qual das afirmações abaixo eram práticas culturais da antiguidade e ainda persistem no nosso mundo contemporâneo.
Alternativas:
a)
Agricultores, caçadores e coletores.
b)
Criadores, colecionadores e plantadores.
c)
Gestores, pescadores e agricultores.
d)
Agiotas, agricultores e caçadores.
e)
Mercedários, transportadores e semeadores
Respostas
1 - d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
R: De acordo com o Teoria do Estreito de Bering os homens chegaram na América a cerca de 10 mil anos atrás. Então a data tá certa dos homem na América, porém os homens na cavernas aconteceu há muito tempo atrás então ela está considerada errada. Porém para a arqueóloga Niéde Guidon graças a algumas descobertas na Sitio da Capivara o homem poderia estar aqui há mais de 13 mil anos.
2 - b)Revolta, tristeza e desentendimento.
R: A revolta é caracterizada pela parte em que ele diz "Éramos um povo sem lei, mas nos dávamos muito bem...". A parte da tristeza vemos em "Vocês não entendiam nossas preces. Nem procuravam entender." e por fim o desentendimento "Sem compreender nos condenavam como almas perdidas". Então é a visão de um indígena sobre os colonizadores que nem se deram ao trabalho de tentar entender como a cultura deles funcionava.
3 - c)Errada, etnocêntrica e desrespeitosa.
R: Esse ponto de vista por parte do europeu é sempre cheia de entnocentrismo, ou seja, eles veem a sua raça/etnia como superior as demais. Por isso que ele fala que os índios eram selvagens e primitivos.
4 - a)Agricultores, caçadores e coletores.
R: Essa profissões são as mais antigas do planeta, porém elas perpetuam até os dias atuais pois são necessárias para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Aap1 História da América
Questão 1; Letra D (A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. )
Questão 2: Letra B
(Por meio da legenda, identifica-se diversas maneiras pelas quais as populações se desenvolveram nas Américas, produzindo assim variadas expressões culturais.)
Questão 3: Letra A
( Os nossos ancestrais foram deixando indícios nos locais onde viveram ou passaram. O sítio arqueológico que comprova a teoria do Estreito de Bering é o de Clóvis, na América do Norte onde foi encontrada pontas de pedra lascada e esqueletos de grandes animais como os mamutes e bisontes.)
Questão 4: Letra D
Foi o desenvolvimento da cultura agrícola que fez que surgisse nas Américas importantes centros urbanos, onde outras culturas materiais passaram também a ser produzidas como os objetos feitos de cerâmica, o uso de cestos e artefatos de pedra e cobre agregados à agricultura e até mesmo tecidos.)
A resposta da 4 é letra A Agricultores, caçadores e coletores