• Matéria: Sociologia
  • Autor: drecia1854
  • Perguntado 7 anos atrás

As Políticas Públicas no Brasil estão alicerçadas em princípios oriundos da Constituição de 1988 relacionados com a universalidade no atendimento sendo um direito do cidadão. O debate sobre políticas públicas e serviço social, abordado no segundo dia do encontro, busca promover reflexões sobre os dilemas e os desafios que se apresentam para as políticas públicas na conjuntura contemporânea brasileira. Em tempos do avanço das políticas neoliberais e de diminuição dos investimentos na proteção social, as políticas tem se tornado casa vez mais setorizadas e menos universais.

Diante disso, é necessário compreender criticamente os impactos dessas ações para a população, os entraves que dificultam as continuidades das políticas públicas e as alternativas para promover uma proteção integral, planejada e Intersetorial (Trabalho em Rede).

Construa um texto sobre a precarização das políticas públicas e a importância da atuação intersetorial no âmbito das ações do assistente social enquanto garantidor de direitos fundamentais dos usuários em vulnerabilidade social.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Cabe as gestões municipais, estaduais e federais organizar essas medidas e direciona-las como um todo.

As políticas públicas influenciam nas melhores condições da população, que segundo a constituição federal de  1988, todos possuem direito a condições igualitárias em território nacional.

Porém, as políticas públicas vem deixando de ser executadas em diversos setores, o que acaba aumentando a segregação e essa vulnerabilidade social das camadas financeiramente mais pobres.

Por fim, as políticas públicas surgem como uma série de medidas para a proteção, cuidado, e, manutenção da sociedade como um todo.

Perguntas similares