Respostas
É justamente na biosfera onde encontramos os nossos alimentos, e isso se dá através das atividades agrícolas, que foram se modernizando com o passar dos anos. Tal atividade abrange desde o uso dos solos para cultivo de vegetais, até a criação de animais que também servem de alimento através da pecuária. Isso sem contar que nessas atividades também são fabricadas matérias-primas fundamentais que são transformadas em produtos secundários e que também são de grande valia apara a nossa alimentação.
Porém, da biosfera não tiramos apenas o que comer, como também extraímos os famosos combustíveis fósseis, que servem ao funcionamento de praticamente tudo o que usamos hoje em dia. Desses combustíveis, um dos mais conhecidos é o petróleo, um líquido oleoso formado entre as pedras num processo que durou milhares e milhares de anos. É do petróleo que fazemos desde o gás para a preparação caseira dos nossos alimentos, até combustíveis que servem para abastecer todo e qualquer veículo, além de boa parte do maquinário das indústrias.
E, claro, isso sem contar a madeira das árvores (usada para diversos fins, como a produção de papel ou na confecção de casas e mobílias), e os minerais metálicos, como ferro, alumínio e chumbo (que servem a uma infinidade de coisas, como a obtenção de peças de carro, fogões, geladeiras, cabos de aço, computadores, celulares, etc, etc, etc…).
FONTE: Mundo Ecologia