O Plano de negócio é um documento com o objetivo de estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada. Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser estruturado e administrado de diversas maneiras, mas se você pretende buscar capital ou recursos com investidores, bancos, incubadoras ou outros órgãos de fomento, ou se pretende convencer outros parceiros a investir na sua ideia, colocar na ponta do lápis o seu plano de negócios passa a ser fundamental.
Diante desse contexto, responda as questões abaixo:
a) Explique por que o Plano de Negócios é mais indicado na situação descrita acima.
b) Justifique por que o Canvas não seria o mais indicado nesse caso.
c) Desenvolva um exemplo prático de como poderiam ser utilizadas em sequência as 3 metodologias empreendedoras em fases diferentes do empreendimento.
Respostas
a. O Plano de Negócios é mais indicado nessa situação porque permite apontar dados e informações, inclusive contábeis, que validem a viabilidade econômica do negócio para a obtenção de capital junto aos bancos ou investidores.
b. O Canvas não é o mais indicado porque para conseguir parceiros ou bancos a oferecerem capital para a ideia, é preciso fazer toda uma análise financeira detalhada, fornecendo números que justifiquem a ideia, e não apenas uma abstração.
c. Um projeto ou empreendimento pessoal ou corporativo pode ser usado para pessoas ou empresas que queiram exercer alguma nova atividade e já possuam capital próprio.
O Plano de Negócios é um instrumento que permite o empreendedor que queira conseguir capital de terceiros ou que deseje analisar minuciosamente o aspecto financeiro e o planejamento do negócio de forma mais detalhada.
O Canvas é uma excelente ferramenta para uma empresa que já existe e precisa simplificar a sua administração, focando os pontos-chave e tendo uma visão ampla do negócio em apenas uma página ou quadro.
Abraços!