1)
A criança, por sua sensibilidade, em momentos lúdicos, representa no domínio da estética seu ato desinteressado.
PORQUE
Mostra que é cidadã quando prova sua capacidade de administrar e usar sua liberdade, propondo espaços acolhedores e inclusivos, pensando o bem-estar de si mesmo e do outro, sabendo que só é livre realmente quando proporciona liberdade aos que com ela convivem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira.
b)
As suas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
2)
É preciso dar as crianças condições adequadas sem pressa, sem controle, sem preocupações para que possam errar, dizer bobagens, fazer ironias, exatamente como fazemos nós adultos. Com a possibilidade de poder escolher o meio mais adequado: a palavra, o desenho, o texto escrito, o projeto etc. (TONUCCI, 2005, p.18).
Como o contexto educacional negligencia a criatividade e o ambiente que favorece o desenvolvimento do potencial criativo na criança? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Desenvolvendo o potencial a partir das condições de aprendizagem que levam a criança a perceber de forma crítica os fenômenos sociais e científicos.
b)
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) inviabiliza o processo criativo.
c)
Os sistemas com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino, levando a criança a reproduzir coisas, falas e situações.
d)
Promovendo o autoconhecimento e a curiosidade, produzindo o bem-estar social.
e)
Os sistemas com os currículos desenhados a partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) partir das condições de aprendizagem reproduzidas pela sociedade.
3)
Não é justo atribuir ao professor a responsabilidade exclusiva da falta de criatividade no ambiente escolar. Embora o ambiente seja um dos elementos que favorece o trabalho criativo, é importante considerar os fatores inibidores dessa ação. Contudo, não se pode, enquanto professor comprometido, ser influenciado por esses fatores a ponto de nos acomodarmos, de deixarmos de sonhar com uma educação que desenvolve o potencial criativo.
Com base nesta informação, analise as afirmações abaixo:
I - É possível constatar que os professores não experimentaram, em suas trajetórias acadêmicas, momentos ou práticas escolares de cunho criativo.
II - Não tiveram a oportunidade de ser autores de suas escolhas, em ambientes que favorecessem a criatividade.
III - Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver-se no cenário escolar: a heterogeneidade (diversidade cultural, de valores, de crenças), as percepções que os alunos e os professores têm de si mesmos e o clima da sala de aula.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
II e III apenas.
d)
I e III apenas.
e)
I, II e III.
4)
É preciso ouvir as crianças, considerar e efetivar suas propostas para que sua esperança seja alimentada, e nunca desacreditem na possibilidade de um mundo melhor para todos. Elas precisam do agora, pois amanhã já cresceram, sabem que a infância é ligeira e não espera.
Complete as lacunas da sentença a seguir:
A criança, por sua _____ em momentos lúdicos, representa no domínio da estética seu ato desinteressado. Mostra que é cidadã quando prova sua capacidade de administrar e usar sua ______ propondo espaços acolhedores e inclusivos, pensando o bem-estar de si mesmo e do outro, sabendo que só é _____ realmente quando proporciona liberdade aos que com ela convivem.
Alternativas:
a)
Imaturidade – criatividade – feliz.
b)
Ingenuidade – liberdade – criativa.
c)
Sensibilidade – criatividade – feliz.
d)
Imaturidade – criatividade – livre.
e)
Sensibilidade – liberdade – livre.
5)
O ensino didático no ambiente escolar é racional a ponto de abafar a capacidade criativa da criança. É importante e necessário que haja experiências fora de sala de aula para que o próprio professor tenha sua visão alargada e direcione o olhar para a estética da atitude da criança.
Alguns elementos da configuração do ensino atual não atende as necessidades da infância. Pensando nos elementos inibidores do trabalho pedagógico na perspectiva criativa, marque V para verdadeiro ou F para Falso:
( ) A estrutura organizacional da escola.
( ) O perfil da gerência e/ou direção da escola.
( ) O limite do tempo e problemas de saúde.
( ) As famílias dos estudantes.
( ) A pressão sobre o professor com relação ao cumprimento de normas e procedimentos burocráticos da escola.
( ) A falta de apoio ao aperfeiçoamento profissional.
Alternativas:
a)
V-F-V-F-V-F
b)
F-V-F-V-F-F
c)
V-V-V-V-V-V
d)
F-V-F-V-V-V
e)
V-V-V-F-V-V
Respostas
1 – a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é a justificativa correta da primeira.
A criança nos momentos lúdicos pode dominar a estético do ato desinteressado, pois o cidadão administra e usa sua liberdade, propondo novos espaços.
2 – c) Os sistemas com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino, levando a criança a reproduzir coisas, falas e situações.
O contexto educacional negligencia a criatividade, pois os currículos são baseados em uma educação pública subserviente.
3 – e) I, II e III.
Alguns professores não executarem práticas escolares de cunho criativo, não foram livres para a sua escolha.
4 – e) Sensibilidade – liberdade – livre.
A criança apresenta sensibilidade em seus momentos lúdicos, em que ela pode utilizar sua liberdade, entendendo que é livre.
5 – e) V-V-V-F-V-V.
Os elementos inibidores do trabalho pedagógico na perspectiva criativa são: a estrutura organizacional da escola, o perfil da gerência e/ou direção da escola, o limite do tempo e problemas de saúde, a pressão sobre o professor e a falta de apoio ao aperfeiçoamento profissional.
Bons estudos!