Questão 11 - Código: 219535
A modalidade da educação não formal abrange especificidades únicas e por vezes incomuns ao contexto formal da educação. Isso não requer dizer, porém, que o profissional da educação deve ser compreendido um sujeito "diferente" se comparado aos demais educadores. Uma vez que, deve-se considerar também, a formação de todos os profissionais da educação são norteadas pelas mesmas bases legais.Contudo, pelo fato da educação não formal por vezes se tratar de um contexto social crítico e também por lidar especialmente com os estratos que estão à margem da sociedade, é necessário que este profissional tenha um perfil de atuação específico.
Sobre o perfil do educador social e/ou educador da educação não formal, marque a alternativa correta.
A) O perfil do educador socialé geralmente condicionado por uma visão crítica de sociedade, uma vez que suas ações são projetadas para serem praticadas em situações educativas particulares (fora da escola), com perspectivas e interesses específicos (nem sempre os mesmos propostos pela educação escolar).
B) O Educador social deve ter uma visão crítica e pessimista sobre a sociedade. Por estar envolvido necessariamente com os extratos sociais mais vulneráveis, deve-se utilizar rigorosamente da disciplina enquanto instrumento pedagógico.
C) O educador social deve ser possuidor de um espírito livro e espontâneo, tendo em vista que a Educação Informal - instrumento pedagógico da Educação Social -,exige do profissional o dinamismo em sua prática pedagógica.
D) Pede-se que o educador social seja amável com os envolvidos. Haja vista que, pelo fato da Educação Não Formal não ser sistematizada e organizada, o amor deve ser o grande sustentador da prática pedagógica.
E) Exige-se do educador social que ele tenha uma visão romântica sobre a sociedade, uma vez que eles estará lidando cotidianamente com o sofrimento alheio.
Respostas
A) O perfil do educador social é geralmente condicionado por uma visão crítica de sociedade, uma vez que suas ações são projetadas para serem praticadas em situações educativas particulares (fora da escola), com perspectivas e interesses específicos (nem sempre os mesmos propostos pela educação escolar).
O perfil do educador social não deve se resumir a uma visão pessimista da sociedade, além de amável com os envolvidos. Acima de tudo precisa ser um profissional que leve em conta as particularidades dos indivíduos.
Esse profissional não precisa ser sempre amável, não é para ser grosso, mas que realize seu trabalho de forma correta, tendo ética, princípios, etc.
O perfil desse profissional é de alguém crítico, que compreenda a sociedade com um outro viés, que esteja focado no sujeito e suas necessidades. Não deve se limitar as questões centralizadas como é geralmente na educação formal.
Abraços!
Resposta:
LETRA ;A) O perfil do educador social é geralmente condicionado .....
Explicação: