Respostas
Resposta:
A era das novas tecnologias aproxima os cidadãos do seu patrimônio cultural e abre portas para uma outra realidade. Nesse novo mundo, surgem diferentes formas de fazer, distribuir e visualizar arte.
Inicialmente, a arte digital explorou as conexões entre artistas, engenheiros e programadores. Na época, por conta da complexidade, era necessário um intermediário entre o artista e a tecnologia.
Com os avanços e o passar do tempo, o intermediário saiu de cena, e então os artistas passaram a utilizar as tecnologias sozinhos. Agora, temos uma gama gigante de ferramentas e facilidades, capazes de substituir as matérias-primas tradicionais. Era uma questão de tempo até os artistas entenderem de que maneira as inovações poderiam contribuir com seu trabalho.
Apesar de a arte digital não ser considerada um movimento distinto, ao passo que a tecnologia se desenvolve, presenciaremos um cenário de constante de mudança, em que a tecnologia irá se tornar, cada vez mais, uma alternativa aos meios tradicionais de criação.
Mais do que possibilitar novas formas de criar, a tecnologia tem um papel importante: a democratização do acesso à arte.