Respostas
Resposta:
Ai ai melhor matéria!! ;)
Montesquieu: Ele acreditava que todo indivíduo que tem poder tende a abusar dele; portanto, tudo estaria perdido se o mesmo indivíduo exercesse o poder de fazer leis, executar e julgar. Por isso, era necessário a separação e a distinção dos poderes, criando assim o Executivo (para administrar o país e executar as leis), o Legislativo (para elaborar e criar as leis) e o Judiciário (para fiscalizar o cumprimento das leis e julgar os conflitos)
Adam Smith: criador do liberalismo econômico. Ele descobriu que somente o trabalho gerava riquezas e não o comércio como acreditavam os mercantilistas. Para Smith, o valor do trabalho seria determinado pela lei da oferta e da procura. Essa e outras leis do mercado garantiriam a evolução da economia, ou seja, o mercado conduziria o progresso econômico e não o Estado.
Rousseau: Ele via a criança como um ser singular e não como um adulto em miniatura, como então ela era vista. Sua premissa é que o homem nasce bom mas a sociedade o corrompe. Com base nisso, ele se coloca contra as rotinas tradicionais destinadas as crianças de sua época em prol da felicidade e necessidades delas.
Voltaire: Lutou contra a Igreja Católica e o Antigo Regime. Conhecido por seu anticlericalismo, Voltaire por meio de sátiras condenava o fanatismo, o preconceito religioso e a infalibilidade do papa. Ele ficou bastante conhecido por defender a liberdade de expressão.