A política ambiental brasileira apresentou uma grande mudança no tratamento das questões ambientais em 1981, quando foi criada a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81). De acordo com essa política, o meio ambiente é considerado patrimônio público e deve ser protegido tendo em vista o uso coletivo. Ela tem por objetivos a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, com o intuito de assegurar condições de desenvolvimento socioeconômico, os interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade humana. Dessa forma, pode-se afirmar que a Constituição Federal de 1988 figurou como uma constituição socioambiental.
MESSAGE, H. J.; BEHREND, R. D. L.; CIONEK, V. M.; BELINI, B. R.; SANTOS, D. A. Gestão de Recursos Naturais. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo de internalização da questão ambiental nas políticas de Estado no Brasil não obedeceu a uma motivação orgânica e endógena, mas sim a um processo gradual de constituição.
Porque
II. Era marcado por pressões externas dos países centrais e organismos internacionais, embora as pressões internas dos movimentos socioambientais também tenham funcionado em um plano secundário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
alternativa B. as asserções 1 e 2 são verdadeiras e a 2 é uma justificativa da1
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
resposta na pag. 30
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás