1) Defina o que foi a revolução francesa
2) A revolução é a transição de uma época para outra, quais épocas são essas ?
3) Qual era a situação da França em 1789 ?
4) Como viviam os camponeses na época da Revolução Francesa
5) Por que os representantes dos três estados entraram em comflito na Assembleia dos Estados Gerais ?
6) O que foi a queda da Bastilha ?
Respostas
1. A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea.
2. A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV. Entretanto, a expressão “transição” supõe um processo de continuidade progressiva, como se não houvesse, nesse período, processos complexos de avanço e retrocesso econômico tanto no campo quanto na cidade medieval.
Esse tema da “passagem” ou “transição” da economia feudal para a capitalista foi (e ainda é) objeto de discussão entre várias correntes historiográficas. Dentro do campo marxista, autores como – além do próprio Marx – Maurice Dobb, Paul Sweezy e Ellen M. Wood estão entre os que mais debateram essa questão. Além dessa corrente, outros autores como Henri Pirenne, Max Weber, Ludwing Von Mises, Vilfredo Pareto, entre outros, também deixaram importantes contribuições a esse debate.
3. A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país. A Revolução Francesa aconteceu por conta da insatisfação da burguesia com os privilégios que a aristocracia francesa gozava e da insatisfação do povo com sua vida de sofrimentos, marcada pela pobreza e fome.
4. Durante a revolução francesa, os camponeses vivam sempre pagando impostos bem altos, enquanto a burguesia só pensava em fazer festas e bailes. Porém, os que mais trabalhavam eram os camponeses, sempre tentando sustentar suas famílias.
5. Por que na abertura da reunião dos Estados gerais, o terceiro estado, que representava a burguesia e o povo francês, exigiu a substituição da tradicional votação por Estado pela votação por cabeça, na qual cada deputado teria direito a um voto, pois, cedendo ás pressões do terceiro estado, Luís XVI tinha elevado o número dos seus representantes para 500, enquanto o primeiro contava 247 e a nobreza 188. Os deputados do terceiro estado esperavam obter, assim, maioria absoluta sobre os demais votos das ordens privilegiadas. a oposição dos demais Estados á mudança do critério de votação estabeleceu um impasse político. Luís XVI determinou o encerramento das atividades parlamentares e o fechamento da sala onde se reuniam os deputados.
6. Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, contivesse apenas sete prisioneiros na época,sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa.