Para a cientista política Hannah Arendt, o totalitarismo pode ser definido como toda forma de governo e dominação que se baseia na organização burocrática das massas, no terror e na ideologia. Especialmente nas décadas de 1930 e 1940, o mundo acompanhou a ascensão de diversos regimes totalitários, em especial, o nazismo e o fascismo.
A respeito desse tema, assinale o que for CORRETO.
A) A ascensão dos regimes autoritários na Europa está associada à opção política de alguns países no combate à crise imigratória que afetava o continente após a Grande Guerra.
B) O arianismo, corrente de pensamento que defende a ideia da superioridade racial branca, esteve presente em todos os regimes autoritários europeus nas décadas de 1930 e 1940.
C)A separação e autonomia entre os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário – foi uma das práticas típicas do nazismo e do fascismo. Ela também foi adotada por outros regimes totalitários, como o franquismo espanhol.
D)A negação aos princípios nacionalistas e a defesa do fortalecimento do livre mercado internacional como forma de dominação econômica de regiões periféricas são princípios encontrados nos regimes totalitários europeus do século XX.
E)A intensa perseguição aos opositores políticos, a montagem de um amplo aparelho de propaganda e a exaltação à imagem de um grande líder político são características comuns aos regimes totalitários do século XX
Respostas
respondido por:
8
Os regimes totalitários tratados por Hannah Arendt tem por característica comum a grande exaltação ao líder, com aparelhamento estatal e perseguição dos opositores, além do fortalecimento nacional.
Alguns desses estados, como exemplo a Alemanha nazista, tinham como doutrina a criação de um espaço vital para o desenvolvimento da nação, subjugando países próximos como forma de conquistá-lo.
A alternativa correta é a E.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás