• Matéria: História
  • Autor: isabeladias89
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a principal causa da crise de 2008?​

Respostas

respondido por: Lsmermaid
3

Resposta:

A crise financeira de 2008 foi a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros, a crise financeira se espalhou pelo mundo todo em poucos meses. O evento detonador da crise foi a falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008, após a recusa do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em socorrer a instituição. Essa atitude do Fed teve um impacto tremendo sobre o estado de confiança dos mercados financeiros, rompendo a convenção dominante de que a autoridade monetária norte-americana iria socorrer todas as instituições financeiras afetadas pelo estouro da bolha especulativa no mercado imobiliário.

respondido por: admrafaelmartins
2

Resposta:

ok

Explicação:

A crise financeira de 2008 foi um desastre que poderia ter sido evitado e, no entanto, foi provocado por vários erros de regulamentação do governo, pela má administração das empresas e pela insensata avidez do risco de Wall Street, segundo as conclusões de um inquérito federal.

A comissão governamental que investigou a crise financeira lança uma série de acusações e critica energicamente duas administrações, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) e outras agências reguladoras que permitiram uma mistura calamitosa: a concessão descuidada de empréstimos hipotecários, a excessiva combinação de instrumentos financeiros e as vendas de empréstimos a investidores, além das apostas arriscadas com títulos respaldados pelos empréstimos.

Quando a comissão bipartidária foi criada, em maio de 2009, a intenção do Congresso e do presidente Barack Obama foi empreender um exame abrangente das causas da crise. Peter Wallison, ex-funcionário do Tesouro e ex-assessor da Casa Branca do presidente Ronald Reagan, redigiu um documento discordando do relatório final, atribuindo toda a culpa à política do governo que promoveu a compra da casa própria.  

O relatório da maioria culpa dois "chairmen" do Fed: Alan Greenspan, cético a respeito da necessidade de regulamentação, que presidia o Fed quando a bolha da habitação explodiu, e seu sucessor, Ben Bernanke, que não previu a crise, mas depois teve um importante papel no seu tratamento. Ficou comprovado erroneamente que o derretimento dos empréstimos subprime seria contido

Também critica a "incoerente resposta" do governo Bush à crise - permitindo que o Lehman Brothers fosse à falência em setembro de 2008, que ocasionou o pânico nos mercados financeiros". A crise poderia ter sido evitada, bancos e governos tiveram parcelas de culpa, resume.

Perguntas similares