• Matéria: Saúde
  • Autor: ellainecristina41
  • Perguntado 7 anos atrás

Homem de 45 anos previamente sadio apresenta quadro de rinorreia, congestão nasal e sintomas respiratórios persistentes por vários meses. Início dos sintomas coincide com mudança de residência. Na nova moradia, paciente relata existência de áreas de infiltração e mofo nas paredes dos quartos. Os testes cutâneos revelam-se positivos para vários tipos de fungos, em menos de 30 minutos após sua aplicação. Esses achados são um exemplo de:

I Dermatite de contato.
II Hipersensibilidade tardia.
III Hipersensibilidade tipo II.
IV Hipersensibilidade imediata.
V Doença autoimune.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

Os achados apresentados, rinorreia, congestação nasal e sintomas respiratorios seguidos dos testes, são exemplo de II Hipersensibilidade tardia.

A hipersensibilidade do tipo retardado é um forma de resposta mediada por células, em que a célula efetora final é o fagócito-mononuclear (macrófago) ativado.

Este tipo de imunidade celular é o mecanismo de defesa primário contra as bactérias intracelulares, como Listeria monocytogenes, micobactérias e Leishmania sp. Essa reação pode ser demonstrada pelo teste intradérmico  feito por injeção de antígenos em indivíduo com infecção prévia ou em indivíduos sensibilizados por agentes químicos ou ambientais.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares