A respeito pragmatismo defendido por John Dewey (1959 - 1952), filósofo e pedagogo norte-americano, analise as afirmativas a seguir: " A visão do pragmatismo recai sobre o concreto e o adequado, e destaca os fatos, a ação e o poder, não pretendendo resultados especiais.
PORQUE
O pragmatismo é somente um método, que é anti-intelectualista e privilegia a prática e a experiência, reduzindo o verdadeiro ao útil, ou seja, a verdade será útil desde que sirva para o desenvolvimento do homem e da sociedade. "
Assinale a alternativa correta:
a) As duas afirmativas são verdadeiras e a primeira justifica a segunda;
b) As duas afirmativas são verdadeiras e a primeira não justifica a segunda;
c) As duas afirmativas são falsas e não há relações entre elas;
d) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa;
e) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Respostas
I é falsa. O pragmatismo é, acima de tudo, uma concepção prática da realidade, que tem sempre um fim claro e busca meios de construir este objetivo. Sem isto o pragmatismo simplesmente não tem sentido.
II é apenas parcialmente verdadeira. O pragmatismo é contrário a todo tipo de idealismo ou de reflexão descolada de fins práticos, de modo que é "anti-intelectualista" na medida que é contrário ao desenvolvimento teórico abstrato, embora esta descrição de "anti-intelectualismo" carregue uma carga ideológica que não necessariamente descreva o movimento pragmático de acordo com os seus próprios princípios.
A depender da interpretação de quem elaborou a questão, é correta a alternativa C ou E.
Resposta:
a) As duas afirmativas são verdadeiras e a primeira justifica a segunda;
Explicação:
A visão do pragmatismo recai sobre o concreto e o adequado, e destaca os fatos, a ação e o poder, não pretendendo resultados especiais, pois é somente um método, que é anti-intelectualista e privilegia a prática e a experiência, reduzindo o verdadeiro ao útil, ou seja, a verdade será útil desde que sirva para o desenvolvimento do homem e da sociedade.
Exemplo: a religião.
A principal figura dessa vertente é John Dewey, (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano, para o qual o pragmatismo se aproxima da filosofia social ou mesmo de uma prática da pesquisa política.