Respostas
Descoberta de gametas
um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da Genética foi a constatação de que um novo ser se origina a partir da fusão de duas células, os gametas feminino e masculino. As leis da herança biológica só puderam ser formuladas após a compreensão do papel dos gametas e da fecundação na reprodução dos seres vivos, fato que só veio a ocorrer na segunda metade do século XIX.
Os gâmetas são células haplóides, ou seja, têm apenas um conjunto de cromossomas, uma vez que são produzidos por meiose, enquanto que o ovo é diplóide. Os órgãos onde são produzidos os gâmetas chamam-se gónadas. O processo de produção de gâmetas chama-se gametogénese. que produzem tipos morfologicamente distintos de gâmetas, o órgão ou o indivíduo que produz o gâmeta de maiores dimensões - o ovócito secundário - tem a denominação de fêmea ou feminino, enquanto que o que produz o gâmeta menor, normalmente móvel, é chamado macho ou masculino.
Nos animais, o gâmeta masculino é chamado de espermatozóide. Nas plantas denomina-se anterozóide.
Nas espermatófitas, o gâmeta masculino reside no grão de pólen.
Nas pteridófitas e briófitas, os gametas são produzidas em gametangios e os masculinos são os anterozóides, produzidos em anterídios. Enquanto o feminino e denominado oosfera, produzido pelo arquegonio.
ESPERO TER AJUDADO :3