Respostas
TIPO FROUXO:
Tipo de tecido conjuntivo caracterizado pela presença de grande quantidade de substância intercelular e amorfa e pela presença de poucas fibras, frouxamente distribuídas. Nesse tecido estão presentes todas as células típicas do tecido conjuntivo.
Exerce as funções de: preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais, suporte e nutrição dos epitélios, envolvimento de nervos e vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização de tecidos lesados.
TIPO DENSO:
Tipo de tecido conjuntivo pobre em substância intercelular amorfa e rico em fibras, principalmente colágenas. A célula mais frequente desse tecido é o fibroblasto. Quando as fibras colágenas se distribuem de maneira difusa e desordenada o tecido conjuntivo denso é chamado de não modelado.
Este tipo de tecido está presente na derme, no periósteo, no pericôndrio e nas cápsulas que envolvem órgãos como os rins e o fígado. Quando as fibras colágenas estão dispostas de forma ordenada, formando feixes compactos e paralelos, o tecido conjuntivo denso é chamado de modelado. Este tipo de tecido ocorre nos tendões.